Empregos no setor de TIC em alta para 3º trimestre

Empregos no setor de TIC em alta para 3º trimestre

Tempo de leitura: 1 minuto

Foto: Pixabay

O setor de TIC está entre os que mais deve contratar funcionários no terceiro trimestre deste ano, revelou a Pesquisa de Expectativa de Emprego, realizada pelo ManpowerGroup. O estudo divulgado essa semana revela alta na intenção de contratações no âmbito nacional e global para o período, com empregadores apontando maior estabilidade.

No ranking de setores com maior demanda de posições no país, tecnologia da informação ocupa o terceiro lugar, com 41% das intenções de contratação. Serviços de comunicação ocupa o segundo lugar, com 44% das posições, enquanto energia e utilities lidera a lista, com metade das organizações do setor esperando contratar.

Segundo o estudo, no cenário global, o setor de TI lidera o ranking de contratações (39%), seguido pelo setor de energia e utilities, (34%), finanças e imobiliário (31%) e indústrias e materiais. No Brasil, 1.020 empregadores brasileiros foram entrevistados.

O levantamento mostra que a expectativa de emprego no Brasil para o período – calculada subtraindo-se empregadores que planejam fazer reduções na equipe daqueles que planejam contratar – é de +33%, 12 pontos percentuais a mais que no trimestre anterior. Já a porcentagem de empregadores que planejam contratar aumentou de 46% (trimestre anterior) para 47% (atual), enquanto aqueles que esperam reduzir o volume de contratações caiu de 21% para 15%.

Nas micro e pequenas empresas há uma expectativa de crescimento significativo em comparação ao último trimestre. Entre as microempresas, a expectativa de contratação é de 22%, e 27% para as pequenas, um progresso de 11% e 12% respectivamente. Já entre as médias e as grandes empresas, a expectativa de contratação é de 32% e 37%.

Estados mais demandantes

O levantamento traz, ainda, a intenção de contratação por regiões do Brasil. O grande destaque positivo ficou para Minas Gerais, com o melhor índice (40%), à frente do Rio de Janeiro (33%). O estado de São Paulo aparece empatado com outras regiões (31%).

Fonte: IT Forum

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.