Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC)

Muitos órgãos públicos disponibilizam formulários de contato em seus sites, mas muitas vezes esses formulários não são devidamente gerenciados, resultando em baixas taxas de resposta, falta de acompanhamento pelos cidadãos e pouco impacto real.

Para solucionar essa situação, o Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC) centraliza todas as manifestações recebidas da população (como solicitações de serviços, elogios, sugestões, reclamações ou denúncias) em uma única ferramenta, independentemente do canal de comunicação utilizado (telefone, internet ou pessoalmente).

O SAC distribui as manifestações para os órgãos, secretarias ou departamentos responsáveis pelo atendimento, seguindo um roteiro pré-cadastrado. O requerente pode acompanhar on-line o andamento de seu atendimento, de qualquer lugar com acesso à internet.

O sistema também fornece informações importantes para tomada de decisão e planejamento do gestor, por meio de diversos relatórios.

sac_consulta_manifestacao_web

exemplo de tela do sistema


Benefícios para a Organização

  • Divulga amplamente os serviços prestados para que sejam conhecidos pela sociedade.
  • Gera informações atualizadas para o gestor.
  • Centraliza o registro de todas as manifestações em um só lugar
  • Ganho em eficiência: economia de tempo e de recursos.
  • Contribui com a responsabilidade ambiental diminuindo o uso de papel e energia na impressão de documentos.
  • Aproximação da organização ao seu público alvo e estímulo à gestão participativa.
  • Fortalece a confiança e a credibilidade da sociedade na organização, relativamente à sua competência de bem atender às suas necessidades.
  • Melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados.

Benefícios para o Cidadão

  • Dá ao cidadão a opção de solicitar serviços, enviar elogios, reclamações, e denúncias via Internet.
  • O cidadão pode acompanhar o andamento de suas manifestações via Internet.
  • Clareza sobre a atividade e os serviços prestados pela organização.
  • Serviços públicos disponibilizados de forma adequada às suas necessidades e expectativas.
  • Cidadãos com maiores condições de exigir e defender seus direitos.

Benefícios para o Usuário

  • Maior clareza na definição dos compromissos e resultados esperados da sua atuação, especialmente nos processos de atendimento ao público.
  • Maior significado ao seu trabalho, em função da maior visibilidade interna e externa do seu desempenho.
  • Maiores possibilidades de reconhecimento institucional da qualidade do desempenho profissional.

Funcionalidades

  • Módulo disponível na internet para consulta e criação de manifestações.
  • Distribuição on-line das manifestações para órgãos, secretarias ou departamentos.
  • Emissão de ordens de serviço (OS) para execução de trabalhos externos.
  • Gestão do trabalho de notificação dos requerentes.
  • Tratamento sigiloso de informações.
  • Registro de atendimentos rápidos.
  • Relatórios gerenciais customizáveis.

Características Técnicas

  • Desenvolvido em Linguagem PHP.
  • Banco de Dados MySQL.
  • Sistema 100% Web: não precisa ser instalado no computador de cada usuário.
  • Número ilimitado de usuários.
  • Serviços de manutenção e assistência técnica remotos.

Caso de Sucesso: Instituto Florestal de São Paulo


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