Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC)

Muitos órgãos públicos apresentam formulários de contato em seus websites, que podem ser vistos como canais de consulta. Porém, estes, frequentemente, não são devidamente considerados por seus gestores, não apresentando uma taxa de resposta significativa, algum meio de ser acompanhado pelos cidadãos ou alguma chance de ter impacto real.

O Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC) é a resposta para esta situação, pois permite centralizar em uma única ferramenta o registro de todas as manifestações (solicitações de serviços, elogios, sugestões, reclamações ou denúncias) recebidas da população, independentemente da forma como essas demandas tenham sido dirigidas à organização (por telefone, internet ou pessoalmente), e ainda controlar todas as etapas do trabalho realizado para atendê-las.

Ele distribui as manifestações para os órgãos, secretarias ou departamentos responsáveis pelo atendimento, seguindo um roteiro pré-cadastrado. De casa, do trabalho, ou de qualquer lugar com acesso à internet, o requerente pode acompanhar on-line o trabalho realizado em seu atendimento.

Informações importantes para tomada de decisão e planejamento do Gestor são prontamente disponibilizadas através de diversos relatórios.

sac_consulta_manifestacao_web
exemplo de tela do sistema

Benefícios para a Organização

  • Divulga amplamente os serviços prestados para que sejam conhecidos pela sociedade.
  • Gera informações atualizadas para o gestor.
  • Centraliza o registro de todas as manifestações em um só lugar
  • Ganho em eficiência: economia de tempo e de recursos.
  • Contribui com a responsabilidade ambiental diminuindo o uso de papel e energia na impressão de documentos.
  • Aproximação da organização ao seu público alvo e estímulo à gestão participativa.
  • Fortalece a confiança e a credibilidade da sociedade na organização, relativamente à sua competência de bem atender às suas necessidades.
  • Melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados.

Benefícios para o Cidadão

  • Dá ao cidadão a opção de solicitar serviços, enviar elogios, reclamações, e denúncias via Internet.
  • O cidadão pode acompanhar o andamento de suas manifestações via Internet.
  • Clareza sobre a atividade e os serviços prestados pela organização.
  • Serviços públicos disponibilizados de forma adequada às suas necessidades e expectativas.
  • Cidadãos com maiores condições de exigir e defender seus direitos.

Benefícios para o Usuário

  • Maior clareza na definição dos compromissos e resultados esperados da sua atuação, especialmente nos processos de atendimento ao público.
  • Maior significado ao seu trabalho, em função da maior visibilidade interna e externa do seu desempenho.
  • Maiores possibilidades de reconhecimento institucional da qualidade do desempenho profissional.

Funcionalidades

  • Módulo disponível na internet para consulta e criação de manifestações.
  • Distribuição on-line das manifestações para órgãos, secretarias ou departamentos.
  • Emissão de ordens de serviço (OS) para execução de trabalhos externos.
  • Gestão do trabalho de notificação dos requerentes.
  • Tratamento sigiloso de informações.
  • Registro de atendimentos rápidos.
  • Relatórios gerenciais customizáveis.

Características Técnicas

  • Desenvolvido em Linguagem PHP.
  • Banco de Dados MySQL.
  • Sistema 100% Web: não precisa ser instalado no computador de cada usuário.
  • Número ilimitado de usuários.
  • Serviços de manutenção e assistência técnica remotos.
  • Pode ser instalado nos servidores do cliente ou em nosso próprio Data Center, reduzindo custos.

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Ver o cidadão como um cliente significa apenas dar-lhe a devida atenção, dedicar-lhe o respeito que ele não tem nas práticas da administração pública burocrática, auto-referida, voltada para seu próprio poder

Bresser Pereira, advogado, administrador de empresas, economista e cientista político