Desenvolvimento do País exige serviços públicos digitais

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Ampliar o acesso a informações e serviços públicos digitais, fortalecendo a participação social, estão na base da construção de um novo rumo para o Brasil, destaca o secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Cristiano Heckert. Ele apresentou nesta terça-feira (10) as diretrizes da Estratégia de Governança Digital (EGD) a oficiais brasileiros e oficiais superiores das Forças Armadas dos Estados Unidos, Suécia, Argentina, Venezuela, Equador, Líbano e Colômbia em palestra na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro.

“A implementação da nova estratégia é travessia para o alcance de um modelo de gestão que vê o uso da tecnologia como fator de desenvolvimento do País”, disse Heckert. “A Estratégia de Governança Digital deve ser entendida como uma ponte entre políticas públicas essenciais aos avanços democráticos com as novas tecnologias, resultando em um caminho que leva a melhores serviços ao cidadão brasileiro”, completou.

O secretário ressaltou que são crescentes os resultados do Portal de Dados Abertos, que hoje conta com 1.120 conjuntos disponíveis, e o Portal de Serviços, com 600 serviços disponíveis. Ele destacou a importância dos órgãos do governo federal de disponibilizarem seus dados e serviços nesses canais, para assim facilitar o acesso dos brasileiros ao que vem sendo ofertado pela Administração Pública Federal, unificando e simplificando o acesso a informações pelo cidadão.

A Governança Digital é a utilização, pelo setor público, de tecnologias da informação e comunicação com o objetivo de melhorar a informação e a prestação de serviços, ao estimular a participação dos cidadãos no processo de tomada de decisão para tornar o governo mais responsável, transparente e eficaz.

A EGD esteve em consulta até o dia 19 de julho de 2015. Clique AQUI para conferir o histórico das contribuiçõesConheça também o Decreto Nº 8.638/2016 e a versão final da Estratégia de Governança Digital da Administração Federal (2016-2019).

Veja também: Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC)


Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

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